Agende já sua avaliação!
Entre em contato com nossos profissionais e solicite seu agendamento.
Antes de se pensar em qualquer tratamento que o bebê ou criança possa receber é importante que os responsáveis tenham orientações sobre a higiene bucal e os hábitos prejudiciais. Por isso, recomenda-se que a primeira consulta seja ainda no pré-natal, para que os bons hábitos de higiene, orientações sobre como a amamentação correta pode ajudar no desenvolvimento bucal, mamadeiras, chupetas e introduções alimentares iniciem imediatamente ao nascimento. Em alguns casos, há necessidade do bebê recém-nascido, com poucos dias de vida, visitar o especialista para, por exemplo, resolver alterações de freio lingual (que interfere no aleitamento materno), dentes que nascem antes do tempo, cistos, dentre outros problemas. Em situações normais, recomenda-se que a primeira visita aconteça por volta dos 12 meses de idade. Esta visita tem finalidade preventiva. As visitas seguintes serão agendadas de acordo com a necessidade de cada bebê. Com as visitas regulares cria-se um vínculo de confiança entre a família, o profissional e a criança, tão importante para o sucesso das ações odontológicas preventivas.
As idas regulares ao dentista fazem parte da manutenção preventiva. Afinal, além de aprenderem a forma correta da higienização, o dentista está sempre atento a pequenas alterações que possam colocar em risco a saúde bucal dos pequenos.
O profissional avalia a chance de a criança desenvolver cárie, ou seja, em que situação a dieta é capaz de provocar essa doença. Sabe-se que alimentação desequilibrada, com excesso de carboidrato e de açúcar, estimula a formação de placa bacteriana.
Por causa de sua anatomia, cheia de sulcos e fissuras, os molares têm maior facilidade de reter alimentos. Para complicar, o local é mais difícil de higienizar. Principalmente para as crianças, que ainda estão na fase de aprendizado e de desenvolvimento da coordenação motora. Até mesmo aquele pequeno que passou pela primeira infância sem cárie fica, agora, muito mais suscetível a ela. Para alívio dos pais, esse risco é reduzido enormemente com acompanhamento adequado do odontopediatra. O profissional poderá orientar formas específicas de escovação para que esta região seja bem higienizada. Conforme os dentes de leite vão sendo substituídos pelos permanentes, é importante que se tenha controle profissional para avaliar a necessidade ou não de intervenções ortodônticas.
Em muitos casos, os dentes permanentes conseguem nascer sem que os dentes de leite tenham caído. Para impedir que o permanente cresça torto, há necessitando de extração do dente de leite pelo odontopediatra.
Se os dentes permanentes apresentarem manchas esbranquiçadas ou amareladas também é fundamental a consulta profissional, pois elas podem ter diversas causas e consequências – só o odontopediatra poderá realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Os aparelhos removíveis são utilizados conforme orientação profissional e as alterações, genéticas ou adquiridas por uso inadequado de chupeta, por exemplo, vão sendo corrigidas em harmonia com o crescimento da criança. Por outro lado, a ortopedia funcional apresenta limitações e é aí que entra a outra especialidade, a ortodontia: um complemento muitas vezes necessário ao tratamento.
A respiração pela boca é um dos casos infantis mais comuns e requer assistência de um especialista. Por trás desse hábito, muitas vezes visto como "inofensivo", existe uma série de problemas que irão afetar a mastigação, a formação óssea bucal e trazer outras patologias ao longo dos anos.
Hábitos como chupeta e sucção de dedo de forma prolongada, são os maiores causadores de alterações ósseas na infância. Se a gestante ou a mãe não tiverem sido bem orientadas nos primeiros anos de vida, a criança corre o risco de desenvolver estas alterações. Uma vez adquiridas, elas devem ser corrigidas ainda enquanto houver os dentes de leite, já que o osso é quem está prejudicado em seu crescimento. Caso os dentes permanentes cresçam na boca com osso deformado por hábitos, eles não se tocarão da forma adequada, propiciando outra séria de problemas, inclusive na mastigação.
Com aparelho Invisalign, seu filho pode fazer tudo em quanto arruma o sorriso!
Com ele temos uma ótima maneira de conseguir resultados transformadores
Criados para tratar uma ampla gama de problemas ortodônticos em crianças, tratando de casos simples a complexos, incluindo apinhamento, diastema e arcos dentais estreitos.
São removíveis e facilita a higiene, ou seja, a criança consegue escovar corretamente os dentes e passar o fio dental.
Criados para proporcionar um tratamento mais confortável e eficaz para seu filho.
Gostou do tratamento?
Agende já sua avaliação!!!!
Entre em contato com nossos profissionais e solicite seu agendamento.