Agende já sua avaliação!
Entre em contato com nossos profissionais e solicite seu agendamento.
O tratamento de canal, ou tratamento endodôntico, geralmente é empregado em casos de fratura dentária ou cárie profunda. Bastante popular, ele consiste na remoção da polpa inflamada do dente e na desinfecção do local, em seguida, o preenchimento, selamento do dente e posteriormente ele precisa ser restaurado ou reconstruído com uma prótese.
Uma vez no consultório, vamos conversar para entender as causas da dor ou do inchaço. Na sequência, realizaremos exames físicos, testes de sensibilidade da polpa do dente e exames complementares como raio-X para identificar se há lesão e qual o tamanho dela. Somente depois desses procedimentos é que poderá indicar ou não o tratamento de canal.
Em geral, o tratamento não costuma causar desconforto. Mas cada caso tem suas especificidades... então não é possível afirmar que o procedimento será totalmente indolor. Nos estágios mais avançados, quando a polpa está bem comprometida, o incômodo tende a ser maior porque medicamentos e anestesia podem não ser tão eficazes.
Para a remoção da polpa danificada, você é submetido à anestesia local. Depois, retiramos todo o conteúdo do interior do dente, aqui no consultório usamos um parelho para que o procedimento seja mais rápido e eficiente , com um sensor sabemos exatamente o comprimento do dente assim limpamos a região afetada com maior eficiência, em seu lugar, a preenchemos com material apropriado, restaurando e reconstruindo o dente com retentores e coroas, dependendo da área destruída. O preenchimento consiste na aplicação de um material em formato de cone em cada canal. Em alguns casos, para dar maior resistência, utilizamos um pino de metal ou fibra, mas isso acontece principalmente quando o dente se encontra muito danificado.
Quando o indivíduo não procura ajuda profissional, o problema, que já é sério, pode ficar ainda pior. Sem o tratamento de canal, a necrose da polpa do dente pode se estender, gerando lesões no osso e a formação de cistos. Os dentes adjacentes também podem ser afetados.
No pior dos cenários, a situação se transforma em uma bacteremia, quando as bactérias instaladas na região se proliferam e conseguem acessar à corrente sanguínea. Daí o perigo ameaça o corpo todo. Em geral, quando diagnosticada a doença irreversível da polpa ou da área no entorno, não há alternativas para o tratamento de canal. A odontologia tem se desenvolvido e os tratamentos, mais certeiros, causam cada vez menos desconfortos. Com isso vem aumentando o índice de resultados positivos. Hoje o tratamento de canal ainda é a melhor solução para restaurar um dente com a polpa danificada. Ainda assim, o melhor remédio continua sendo a prevenção.
Entre em contato com nossos profissionais e solicite seu agendamento.